O que é o Marketing de Afiliados e como funciona?

O marketing de afiliados é um modelo de marketing no qual qualquer pessoa poderá promover produtos ou serviços de um comerciante e receber uma porcentagem das vendas. O afiliado ganha uma comissão cada vez que alguém faz uma compra por meio do link exclusivo gerado pelo comerciante.

É considerado uma parte extremamente importante do marketing digital moderno.]

Como funciona?

O marketing de afiliados possui quatro figuras principais, cada uma desempenhando um papel único no processo de marketing:

Comerciante / Vendedor

É a pessoa ou a empresa que vende o produto ou serviço que o afiliado promove. O produto poderá ser um curso online, um e-book, um objeto físico etc. O vendedor não precisa estar ativamente envolvido no marketing, mas também pode ser o anunciante e lucrar com o compartilhamento do conteúdo associado ao marketing de afiliados.

Afiliado (ou “editor”)

A pessoa ou empresa que promove o produto ou serviço do comerciante. O afiliado promove o produto, com o objetivo de convencer os consumidores de que é útil ou benéfico para eles. Se o consumidor comprar o produto, o afiliado recebe uma comissão.

Programas de Afiliados

É o mediador entre um afiliado e o programa de afiliados de um comerciante.
Embora afiliados e comerciantes possam se conectar sem uma rede de afiliados, é um canal comum para tais trâmites, já que essas redes facilitam as transações entre os envolvidos. Como exemplo podemos citar a Hotmart, Monetizze, Lomadee e Eduzz.

Consumidor

É o usuário que compra um produto por meio de um afiliado.

Para o sistema de afiliados funcionar, é preciso que haja vendas, e o responsável por isso é o consumidor ou cliente.

O afiliado irá promover o produto/serviço para os consumidores por meio de diversos canais, seja pelas redes sociais, blog, landing pages, vídeos do YouTube etc. Se o consumidor considerar o produto ou serviço benéfico para ele, poderá clicar no link de afiliado e fazer a compra no site do comerciante, fazendo com que o afiliado receba uma comissão pelo produto vendido.

Benefícios do Marketing de Afiliados

Baixo Investimento

O programa de afiliados não exige que o comerciante/vendedor tenha uma equipe de publicidade para executar anúncios e gerenciar as redes sociais. Em vez disso, o comerciante depende inteiramente de seus afiliados para promover o seu produto ou serviço em diversos canais.

O afiliado também se beneficia, pois não há custo para se cadastrar em programas de afiliados e grande parte do trabalho poderá ser feito organicamente, sem depender do investimento em anúncios pagos.

Renda Passiva

Na maior parte dos serviços você recebe de acordo com a hora trabalhada. O marketing de afiliados permite que o afiliado ganhe dinheiro enquanto dorme. Embora inicialmente ele tenha que investir tempo criando fontes de tráfego, o link de afiliado pode continuar gerando um salário estável e contínuo.

Sem Suporte ao Cliente

Vendedores individuais e empresas que oferecem produtos ou serviços precisam lidar com seus clientes.O afiliado não terá que se preocupar com suporte ao cliente na pré-venda e pós-venda. Todo o trabalho do afiliado é conectar o vendedor ao consumidor. O vendedor que irá lidar com qualquer reclamação ou dúvida do consumidor depois que o afiliado recebe a comissão pela venda.

Recompensas baseadas em Desempenho

Com outros empregos, a pessoa poderia trabalhar 80 horas semanais e ainda ganhar o mesmo salário. O benefício do marketing de afiliados é que ele é baseado no desempenho do afiliado. Quanto mais investir, como estudos, estratégias de marketing e trocas de conhecimentos com outros profissionais, maior é o retorno.

Como começar o Marketing de Afiliados

1- Escolha do Nicho

Os profissionais de marketing de afiliados são importantes para os vendedores porque podem alcançar clientes em potencial. Quanto mais específico for o nicho de mercado, mais fácil será construir um programa de afiliados e criar um conteúdo original que atenda às necessidades do público escolhido.

Além disso, um nicho menor possui uma procura menor de produtos ou serviços, o que aparentemente pode ser uma desvantagem. Porém, pensando por outro lado, é algo positivo, pois facilita a divulgação do produto, já que a concorrência é muito menor.

2- Escolha do Canal de Marketing

O segundo passo é escolher o canal onde o relacionamento com o público será construído, fazendo com que o produto ou serviço sejam acessados. O método utilizado deverá levar em consideração o quanto você irá investir inicialmente, suas áreas de conhecimento, o nicho escolhido, dentre outros.

As plataformas mais comuns incluem:

– Youtube
– Mídias Sociais
– Landing Pages
– Blogs
– Podcasts
– Websites

3- Cadastro em alguma Plataforma de Afiliados

As plataformas de afiliados conectam afiliados e comerciantes, simplificando o processo de construção de relacionamento com os comerciantes e, por fim, o aumento do potencial de ganhar comissões das vendas.

Como exemplo, podemos citar:

– Hotmart
– Monetizze
– Lomadee
– Eduzz.

Conclusão

Ganhar dinheiro com programas de marketing de afiliados pode ser uma maneira de obter uma renda passiva, sem precisar sair de casa e sem depender de um grande investimento inicial. O marketing de afiliados demanda um tempo de dedicação, mas, se a estratégia for estudada e executada de forma correta, o afiliado poderá chegar ao seu públicio e contruir um ótimo relaciomamento com ele. Isso gera a possibilidade de obter uma renda passiva e contínua.

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